sábado, 10 de março de 2012

São Thomé das Letras - MG

Ahh... São Tumé! :)





São Thomé das Letras é uma cidade de Minas Gerais localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar.
As construções que caracterizam a cidade, feitas com as próprias pedras extraídas no local, cuidadosamente cortadas e empilhadas uma a uma, sem qualquer tipo de argamassa, oferecem segurança e firmeza, como as construções do século XVIII.
A economia local, que é 60% oriunda da extração de pedras de quartzito, usadas no revestimento de casas, passeios, piscinas, e hoje exportadas para vários países da Europa.

Os principais atrativos da cidade são as cachoeiras, grutas, matas, bares com musica ao vivo, sem contar todo o clima "místico" do local, sua tranquilidade e o povo mineiro acolhedor.


Como chegar:

De São Paulo (355 Km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.  

Do Rio de Janeiro (460 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira. Entrar na MG 167, passando por Três Corações, virando à direita após 25 km e percorrer 18 km até São Tomé das Letras. 


 Clique para ver maior


 


A ultima vez que fomos para lá, fomos somente eu e meu noivo.. gosto da viagem de pois a estrada é muito bonita!
Sempre paramos pra comer algo, um pé de moleque (na cidade de Piranguinho), ou um Pão com Linguiça (em qualquer cidade pois todas em Minas têm)... rs




Hospedagem:
Na cidade tem várias pousadas com preços variados, campings, e casas para locação.
Já fiquei com amigos em casa alugada, em feriados as pessoas da cidade costumam sair de suas casas para aluga-las para turistas, fica muito em conta e o conforto é garantido! No meu caso escolhi a casa pela internet e marquei com a pessoa por telefone, mas na entrada da cidade você sempre encontra MUITAS pessoas lhe oferecendo as casas. Também já fiquei em pousada, preço bom, aconchegante, com café da manhã e até piscina aquecida., etc. Não tenho no momento o nome nem o fone para passar mas fica atrás da Igreja Central.

*O que fazer de dia?
Eu gosto muito de São Thomé, o fato da cidade ser muito antiga e praticamente todas as construções serem feitas de PEDRA é muito interessante e eu adoro andar pelas ruas e ficar olhando cada construção!
Reparem nas fotos (clique para aumenta-las) que é possivel ver que as pedras estao apenas sobrepostas umas sobre as outras...

  Capela de Pedra

  
Pousada e rua de Pedra

  Pizzaria de Pedra

Igreja de Pedra


-O Vale das Borboletas:

Fica há 3km da cidade, você pega apenas um trechinho no pé da serra para Três Corações.
É um vale lindo com muito verde, flores, e uma cachoeira muito linda, e posso afirmar que não tem borboletas só no nome não! :)  Elas estão por todos os lugares.


 Caminho para o Vale das Borboletas

 
Cachoeira Vista do alto


















Cachoeira









Queda Linda!








Esta foto é de 2008, olha como tinha mais água na queda (nao reparem o casal se amando). Depende da época do ano, se é temporada de chuvas, etc.










O vale - Lá atrás da pra ver a extração das pedras do solo








-Gruta do Sobradinho


É um pouco mais longe da cidade, tem que pegar uma estradinha de carro!
Trata-se de uma gruta que termina numa cachoeira com uma paisagem linda !
Quando se chega ao local que inicia a trilha da gruta, tem um barzinho e uma loja de artesanatos! Impossível não tirar uma foto com os famosos chapéus. Haha!







No caminho até a entrada da gruta tem várias piscinas naturais formadas entre as rochas.







Dentro da gruta é bem escuro e a água em alguns pontos fica até a altura dos joelhos. Precisa de lanterna, mas no caso de esquecimento na porta da gruta tem como alugar uma!
 (Clique para ver maior)

Após alguns minutos de caminhada dentro da gruta, ela chega ao final, e vai afunilandoo.. para sair dela temos que ir engatinhando.. ao sair dela temos a seguinte paisagem:



 
-Pirâmide

É um ponto referência da cidade e o mais alto, perfeito para se ter uma visão panorâmica da cidade.
É o melhor lugar para se avistar o pôr-do-sol deitado na pedra. O pessoal costuma até aplaudir o momento que o sol se põe!
 Na parte de trás dela tem um caminho por onde as pessoas sobem para sentar no topo da pirâmide.

 




Vista do alto da Pirâmide
 
  



A gente láá alto da Pirâmide











Nos feriados sempre rola uma banda ao vivo na pirâmide




O visual do lugar junto com uma banda tocando fica completo!












Dá uma olhada neste link e veja como fica a pirâmide de São Thomé quando rolam festivais:  http://www.saothomedasletras.net/pordorock



*O que fazer á noite?


 
Com o aumento do turismo na cidade, cada vez que vamos vemos lugares novos para comer á noite. O que mais gostei foi um restaurante na rua que cruza a igreja matriz, onde servem vários caldinhos deliciosos acompanhados de uma taça de vinho! Delicioso para um dia frio, e lá á noite sempre é frio pois a cidade é alta! (nesta foto era Outubro, e eu sai com 2 calças, 3 blusas, cachecol e touca)!





Tem o "Larika´s Bar" em frente ao Bar do Dois, que estava bombando neste feriado que passamos na cidade. Uma banda tocando Rock´n´roll e como já é tradicional na noite de São Thomé, teve a participação da platéia no show, desta vez tocando
uma escaleta.
 
   
 
 




Outro bar que estava rolando um som muito bom era no Dog´n´roll, uma galera que era uma mistura de Raul Seixas com grunge, bichos grilos com Headbanguers... deu pra entender, né? 
 Uma mistura muito legal!

 



  Esta é a fachada do bar durante o dia.










Lá é uma cidade para vários tipos de turistas, vão desde famílias com crianças, como onibus de excursão da terceira idade, e também a galera que vai com seu violão nas costas em busca de fazer um som com o Ventania... todas as formas valem a pena!
A feira hippie ao lado da Igreja matriz forma um contraste com os restaurantes de comida mineira e as senhorinhas indo pra missa. Porém tudo em perfeita harmonia.
Á noite no centrinho da cidade é bem tranquilo, os bares com som ao vivo ficam na parte mais alta da cidade.



Estes são os pontos principais da cidade, que ao meu ver não pode se ir até lá e deixar de ver!
Mas é claro que há muitas outras grutas, cachoeiras, etc... vale muito a pena conhecer!
 :)



Até a proxima!
 


6 comentários:

Anônimo disse...

ja tomei um vinho com o ventania!!rsrsrs

Maurílio Saantiago disse...

Pois é !! Só neste Brasil mesmo !!
Uma cidade, que foi construida com as pedras locais, deveria ter castelos maravilhosos, mas não...tudo que se vê são algumas casinhas, mas o restante mesmo são casas atuais de alvenaria, pobre mesmo !! Viaje pelas cidades do interior europeu, lá sim, voce vê construções de pedra de deixar o queixo caído !!

bhih jnl disse...

Muito bom,São thomé é o lugar!kkkkkk

Anônimo disse...

Se eu pudesse curtir comentários como no facebook curtiria o comentário do Maurício.

Sergio da silva barboza disse...

Em STL além de tudo o que foi mostrado, temos ainda o BAR DA LUA, muito legal, bom papo, boa comida, cerveja gelada, só energia boa, em frente à Cachoeira da Lua. Imperdível.

Albert Einstein disse...

essa é a cidade dos maloqueiros maconheiros?nao foram assaltados pelos nóias?