sábado, 11 de fevereiro de 2012

Trindade

Olá pessoal!

Para dar inicio ao blog pra valer, vou começar falando pra vocês sobre ultimo local que estive, e foi agora no ultimo fim de semana (04/02/12): Trindade!
Trindade é uma vila caiçara que pertence á cidade de Paraty-RJ.
Fica á 225 km de São José dos Campos, e á 65 km do centro de Ubauba, bem fácil de chegar veja o mapa abaixo (clique para ver maior):

Esta semana eu e meu noivo (brega falar noivo, pra mim enquanto não casou é namorado, mas o povo estranha...) , então, nós já tinhamos combinado de ir pra praia de qualquer jeito. Semana de calor infernaaal! Só que enquanto para umas pessoas viajar de fds só vale a pena se for sair na sexta á noite, para nós é bem diferente, saímos daqui as 14h de sábado rumo á Ubatuba. Dia ensolarado maravilhoso... Eis que no meio da viagem na Tamoios o Saulo me diz:
-"Ah, vamos pra Trindade?"
... afinal é só um "pouco" mais á frente de Ubatuba - Pensamos juntos.
-"Demorou" - Respondi.
E ao som de System of a Down descemos a serra...

Fiz um video do finalzinho da estrada que chega em Trindade, dá até pra sentir a brisa e a maresia, á esquerda a Praia do Cepilho (do surf) e no final do vídeo a passagem sobre a Pedra D´agua. A trilha sonora neste momento era Ultraje á Rigor e juro que sem nenhum planejamento, a introdução da música fez total sincronia com a  vista da praia!

VIDEO - Clique para assistir

Ficamos no camping Nascer do Sol (tel: (24) 3371-5236), bem no inicio da Rua Principal. Pagamos R$ 20 cada um pela diária. O camping tem uma boa estrutura, banheiros, uma copa para cozinhar (com pia, fogão), chuveiros com água quente (ah, depois conversamos mais sobre este assunto que é polêmico) etc. Como opção, ao lado da área de camping tem uma pousada com suítes com ar condicionado, etc (média de R$ 100 a diária).

Seguem abaixo fotos da área de camping e da visão que tinhamos da nossa barraca para o mar! :)

Ao fundo do camping é uma área beeeeeem tranquila da Praia do Rancho, no canto direito desta mesma praia tem ficado muito cheio, muitas mesas e cadeiras dos quiosques na areia atrapalhando a paisagem e a passagem, portanto este trecho da praia foi milimétricamente escolhido por nós para o fds, não tinha como ser mais perfeito. Chegamos lá no sábado umas 17h30, e conseguimos curtir o sol delicioso de fim de tarde que se estendeu até quase 20h00.. viva o horário de verão! :)

De longe dava pra ouvir o som ao vivo de um quiosque tocando MPB.. Cássia Eller, Marisa Monte, demais!

Á noite saimos para comer, na rua principal tem várias opções que vão deste o básico P.F. que custa R$ 12,00 (arroz, feijao, salada e carne/frango) até pratos caiçaras (peixe ao molho de camarão, calderada de frutos do mar), pratos básicos (strogonoff, file á parmeggiana) passando por pizzarias, lanchonetes, creperia, etc.
Nossa escolha foi um peixe com pirão! ADORO. Pirão pra quem não sabe nada mais é do que a adição de farinha de mandioca ao caldo onde foi cozido o peixe com um pouco de molho de tomate. Eu gosto muiiiitoo! A foto tá meio estranha, escondi o peixe no meio do pirão e virou uma meleca só, mas tá valendo, rs!

Depois de comer fomos dar uma volta no centrinho olhar os artesanatos, ver o som que alguns músicos estavam fazendo na calçada, etc! Lá tem gente de todo o lugar do brasil e também muitos estrangeiros da america do sul, argentinos, peruanos, etc...
Fomos até o final da Praia do Rancho pois sempre rola algo, estava tendo um forró, baladinha bombando de gente, maaaaaas como este som não é a nossa praia voltamos pra barraca pra dormir.

Ah, um detalhe de Trindade é que você pode ir até mesmo sozinho que você sempre vai conhecer muita gente... neste dia por exemplo estavamos na porta da barraca prontos para ir dormir e os nossos vizinhos começaram a puxar papo, eles eram de Cruzeiro, era uma garota com uma amiga, um amigo e sua mãe acampando juntos! Ficamos uma horinha jogando conversa fora e depois fomos dormir!

No domingo acordamos ás 9h, fizemos nossos lanchinhos de pão de forma para sobreviver o dia todo e seguimos em frente afinal passaremos por:
Uma praia > trilha > outra praia > trilha > piscina natural > trilha pra voltar> praia> trilha pra voltar! Hahah, vou explicar melhor:

A 1a foi a Praia do Meio, ela é o point por ser a praia principal, ter fácil acesso, estacionamento, ducha, quiosques. Otima para nadar, rasinha para quem vai com crianças, só tem que tomar cuidado com as pedras que podem machucar os pés ou escorregar.

A 2a parada foi na Praia do Cachadaço, que é uma praia tranquila, para se chegar á ela é necessário fazer uma trilha que começa na Praia do Meio (aprox. 15 minutos), com subidas suaves mas ainda assim exige esforço e cuidado. Para nadar nesta praia deve ter atenção pois tem correnteza e ondas fortes.

A piscina natural do Cachadaço se tem acesso por uma trilha no final da Praia do Cachadaço. Uma placa no inicio da trilha diz que são apenas 700m, maaas esta é um pouco mais cansativa que a anterior... mas é possível com um esforço básico!  Vale a pena quando chegamos finalmente no Cachadaço...é uma piscina natural formada por imensas rochas que represam a agua do mar, agua límpida, onde é possível nadar entre peixes coloridos e outras formas de vida aquática. Eu acho este local perfeito, paisagem deslumbrante, agua deliciosa! Lá eles alugam máscaras de mergulho, é muito legal pra ver de pertinho a vida embaixo da água...

Me parece que só pela foto não dá para sentir toda a "vibe" do lugar... segue um vídeo então:

VIDEO - Clique para assistir

Xi... acho que ainda não deu, né? Bom, na real para saber como é só indo até lá mesmo! O que vocês estão esperando?

E na volta lá fomos nós novamente pegar as 2 trilhas.. não contei no relógio mas acho que num ritmo bom dá pra fazer as 2 trilhas em 30 minutos! Mas quem tiver cansado pode voltar de barco, custa R$ 10 por pessoa e te leva da piscina do Cachadaço até a Praia do Meio.

Chegamos no camping aproximadamente ás 13h, o dia rendeu bastante! Se eu estivesse em casa, domingo este horário eu estaria acordando! E lá nós já haviamos feito caminhadas, trilhas, mergulhos e AINDA era 13h! Nos acomodamos na Praia do Rancho para curtir o resto do domingo e assim ficamos até o fim da tarde! Pra variar o sol cooperou e ficou com a gente até o final, o céu também pois não permitiu que nenhuma nuvem se aproximasse...

E assim terminou nosso final de semana curto porém muito proveitoso em Trindade!

Apesar de ser um final de semana de verão, em pleno mês de Fevereiro, posso dizer que a cidade estava bem tranquila, para quem não curte muvuca EVITE ir pra lá no Carnaval, Páscoa e Virada de Ano porque nestas datas vocês nunca verão esta faixa extensa de areia da foto acima sem que hajam mlhões de guarda-sois emaranhados atrapalhando sua vista pro mar e impedindo que você encontre seu lugar ao sol. :)

Aguardem mais posts sobre Trindade pois apesar de ser uma pequena vila ainda tem outros cantinhos que não visitamos, cachoeiras, poços, pedras e até mesmo uma praia de nudismo.